A Imagem da Cidade pretendia se tornar a obra mais influente do planejador urbano americano, Kevin Lynch, no século XX. Um produto de cinco anos de pesquisa e extenso estudo baseado no Centro de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA.
O livro foi publicado pela MIT Press em 1960, centrando-se na avaliação e percepção da forma de uma cidade entre os seus habitantes e na sua capacidade de formular mapas mentais para se orientarem com facilidade.
No livro o autor identifica cinco elementos que contribuem para a noção de “imageability” que se refere ao caráter físico de um lugar e quão bem ele evoca uma imagem forte, um fator importante para melhorar as experiências humanas ao interagir com a paisagem urbana.
Os conceitos de Kevin Lynch discutidos no livro provaram ser princípios orientadores essenciais para o planejamento e design urbano em todo o mundo. Segundo Lynch, para uma cidade configurar uma imagem coerente no nosso cérebro, ela deve:
- ser “legível”, facilitando ao habitante ou visitante o entendimento básico de sua estrutura. É a facilidade com que suas partes podem ser reconhecidas e organizadas em um padrão coerente. Uma cidade legível torna seus vários marcos ou caminhos facilmente identificáveis e também facilmente agrupados em um padrão geral.
- Ter uma estrutura, que transmite uma identidade e um significado. A imagem deve incluir a relação espacial com o observador e com outros objetos.
- ser evocativa, que traga lembranças;
- passar a sensação de estar ainda em construção, para que sintamos que ainda podemos ter um papel ativo no seu desenvolvimento;
- Segurança
Hoje, setenta e três anos após a sua publicação, A Imagem da Cidade continua a ser uma leitura importante para urbanistas e arquitetos instigando novos pensamentos e inspirando às novas gerações.
- TÍTULO DO LIVRO: A imagem da cidade
- NOME DO AUTOR: Kevin Lynch
- EDITORA: WMF Martins Fontes; 3ª edição
- ANO DE PUBLICAÇÃO: 1960
- INTRODUÇÃO: Este livro debruça-se sobre o aspecto das cidades e sobre a possibilidade de mudança e a importância desse aspecto. A paisagem urbana é, para além de outras coisas, algo para ser apreciado, lembrado e contemplado. Dar forma visual a uma cidade é um problema especial de design, um problema também recente. No decurso da análise deste novo problema, o livro debruça-se sobre três cidades americanas: Boston, Jersey City e Los Angeles. Sugere um método, através do qual poderemos começar a ocuparmo-nos da forma visual à escala urbana, e oferece alguns princípios de design urbano. O trabalho que o livro implicou foi levado a cabo sob a direção do professor Gyorgy Kepes e sob a minha própria direção, no Centro de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto Tecnológico de Massachusetts. Foi generosamente subsidiado durante vários anos pela Fundação Rockefeller. O livro em si, sendo publicado como um volume das séries para estudos urbanos do Centro Conjunto de Estudos Urbanos do Instituto Tecnológico e da Universidade Harvard de Massachusetts, é um empreendimento que nasceu da pesquisa urbana levada a cabo por estas duas instituições. Como acontece com qualquer trabalho intelectual, o conteúdo deriva de muitas fontes, difíceis de traçar. Diversos associados na pesquisa contribuíram diretamente para o desenvolvimento deste estudo: David Crane, Bernard Frieden, William Alonso, Frank Hotchkiss, Richard Dober e Mary Ellen Peters (agora Sr. Alonso). Estou muito grato a todos eles. Um nome deveria figurar na primeira página, juntamente com o meu, se com este facto não o tornasse responsável por algumas das fraquezas deste livro. Esse nome é o de Gyorgy Kepes. O desenvolvimento detalhado e os estudos concretos são meus, mas os conceitos subjacentes foram delineados em muitas trocas de opinião com o professor Kepes. Não conseguiria distinguir as minhas ideias das dele. Para mim, estes foram bons anos de associação. Kevin Linch, M.I.T. – Dezembro de 1959
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