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Linguagem e arquitetura: o problema do conceito

Linguagem e arquitetura: o problema do conceito

Texto de grande relevância para quem procura entender o alcance do conceito dentro do processo criativo em arquitetura. Porém, sendo um tema complexo e o autor doutor em filosofia, este se utiliza de uma linguagem que tenta acompanhar a complexidade, fazendo com que o texto fique, para o leitor comum ou estudante de arquitetura, um pouco maçante e de difícil compreensão.

No entanto, faça o esforço. Vale a pena a leitura pois são abordados tópicos relevantes sobre a conceitualização da forma e a maneira como se desenvolve o processo de desenho em arquitetura, a maneira como as pessoas entendem e percebem o espaço. A maneira como, nos arquitetos, pensamos a arquitetura, a nossa reflexão sobre a experiência dos espaços, sobre a imagem e sobre os significados.

Também na arquitetura, a tarefa conceitual não é exclusivamente mental pois implica em refletir a experiência vivida. (…) Uma experiência que é também experiência de espaços vividos, mais do que vistos em fotografias de revista ou descrições de formas, estruturas e materiais. Ou seja, uma experiência de habitação mais do que de contemplação ou admiração.

Para Brandão o conceito não é intuição ou inspiração, e neste ponto concordo plenamente com ele. O conceito tem a capacidade de transmutar-se em ação construtiva, inserir-se no mundo e modificar a existência e a história dos homens. 

Mas talvez exista na abordagem do autor pouca claridade na diferenciação entre conceito e partido. Ou talvez em “aquilo que devemos” conceitualizar e até onde levamos à frente a ideia desse conceito dentro da concepção formal do projeto. Mesmo assim há muitas questões profundas levantadas no artigo sobre a maneira e o sentido em se conceitualizar em arquitetura:

A virtude do conceito, ao contrário do discurso científico, não é ser verdadeiro, mas ser fecundo. Ele não pretende descrever uma instância empírica externa, mas abrir novos sentidos. (…) Ele não visa a “adequatio”1 a uma realidade externa, mas a compreensão das coisas até que elas tomem um sentido para nós.

O conceito como ferramenta para entender aquilo que estamos criando, aquilo que estamos propondo, a sua pertinência, a sua relevância. Conceitualizar não é divagar sobre imagens arbitrarias ou sobre formas escultóricas. A obra de arquitetura deve estar ao serviço das pessoas que a utilizam, que a habitam, e o seu fim deve ser melhorar a vida delas, segundo os mais elevados fins humanos e coletivos.

O conceito se faz na própria representação e na própria construção. O conceito está na obra e no projeto, e não na subjetividade do arquiteto.

TÍTULO DO ARTIGO: Linguagem e arquitetura: o problema do conceito

NOME DO AUTOR: Carlos Antônio Leite Brandão

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2000

RESUMO: Cumpre reposicionar a questão do conceito do projeto arquitetônico em novas chaves: a da linguagem e a da compreensão. A formulação do conceito, sobretudo diante da elaboração do projeto, tem sido prejudicada pelo vício de vê-lo antecedendo e se concluindo antes ou fora da representação e produção do espaço. Essa visão é idealista pois se assenta na noção de que devemos, antes de tudo, apossar-nos completamente de uma idéia para, em seguida, representá-la no desenho. Cartesianamente, crê-se intuir uma idéia clara e distinta em nosso espírito (disegno interno) para depois representá-la sobre o papel, maquete, computador ou outro suporte qualquer (disegno esterno). Essa concepção é similar àquela que considera ser a palavra falada apenas o “índice” ou sinal de um pensamento que estaria além ou aquém daquilo que falamos ou escutamos. Nessa perspectiva, a relação estabelecida entre o conceito e o projeto se define dentro de uma lógica causal e segundo uma figura linear do tempo vetorizada dos antecedentes mentais até às conseqüências projetuais e representativas.

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