Pesquisar

O ensino de Arquitetura é uma árvore: deveria ser?

Este artigo de Bruno de Mello traz questionamentos sobre a maneira em como o ensino nos cursos de arquitetura e urbanismo é estruturado atualmente. A grande pergunta levantada pelo autor é:

Seria possível pensar uma mudança de perspectiva: uma formação em Arquitetura mais “divergente” (linhas que se separam de uma base fundamental comum para um período final de direcionamento em eixos de atuação profissional), ao invés de uma “convergente” (todos os conhecimentos submetidos à composição).

Segundo o autor, o exercício da Arquitetura e Urbanismo contempla diversas atividades que não se submetem ou esgotam na síntese do projeto/composição. Para ele, a ideia principal seria permitir a diversificação na profissão em áreas especificas, por exemplo, gerenciamento de obras ou planejamento urbano. Neste último ponto eu concordo plenamente: cinco anos de faculdade não são suficientes para formar um arquiteto integral, menos para capacitá-lo como urbanista. Vide exemplos das faculdades no Chile e na Argentina (Duração de seis anos e com o título de Arquiteto). Para o autor está mudança não resolveria todos os dilemas da profissão, mas apontaria novos caminhos para a formação e o exercício profissional no século XXI. Seria isso possível apenas com a criação de áreas especificas dentro da profissão?


TÍTULO DO ARTIGO: O ensino de Arquitetura é uma árvore: deveria ser?

NOME DO AUTOR: Bruno Cesar Euphrasio de Mello

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021

RESUMO: O presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curriculares e a legislação profissional, indo além das “experiências de renovação pedagógica”. Reconhece que o ensino se organiza como árvore – tendo o projeto como tronco dos currículos – e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas.

LINK: Link para o Artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Últimas Publicações

Categorias

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa Newsletter e acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email. É gratuito. E simples