Pesquisar

A contribuição da abordagem tectônica no ensino do projeto de arquitetura

Projetar é uma atividade fundamentalmente intelectual, não mecânica e de alta complexidade, determinada por relações entre elementos pertencentes ao mundo das ideias e o mundo material. O projeto é o resultado aparente (visual) destas relações que tem como fim a sua materialização no mundo real, transformando-o, constituindo-se assim em uma práxis. Para o autor o projeto supõe uma antecipação da construção, com base na seleção de materiais e técnicas construtivas, podendo ser abordado desde as primeiras etapas de concepção do projeto. Mas, segundo Medeiros, como fazê-lo se quando há um vácuo de conhecimento em tectônica, uma prevalência do discurso sobre a experimentação, e uma falta de pesquisa relativa as questões de ordem técnica no TFG, frequentemente tratado de maneira burocrática pelos estudantes e pouco considerado efetivamente na avaliação dos trabalhos. 

Na continuação do texto, Medeiros desenvolve sobre a questão da tectônica, a sua origem e a sua aplicação no ensino do projeto, apresentando as experiências de diversos autores no Brasil e no exterior. 

No fim o autor questiona se a abordagem tectônica, associada ao ensino de projeto, pode contribuir para a formação do arquiteto e urbanista colaborando para a produção de conhecimentos no ateliê, auxiliando nos processos de concepção que vislumbrem a relação entre os aspectos funcionais, formais e os aspectos tecnológicos relativos à materialização do artefato arquitetônico.  

Um texto que vale a pena de ser ler assim como se aprofundar na bibliografia apresentada. 


TÍTULO DO ARTIGO: Ensino de Arquitetura, o conteúdo tecnológico e a contribuição da abordagem tectônica para o ensino de projeto 

NOME DO AUTOR: Renato Medeiros

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014

RESUMO: O artigo tem como objetivo discutir a importância da relação entre a concepção arquitetônica e o entendimento de sua materialização no ateliê de projeto de arquitetura, apontando a teoria tectônica como abordagem capaz de contribuir para o ensino de projeto. Inicialmente, busca contextualizar o afastamento entre o arquiteto e o canteiro já apontada por diversos autores. A seguir, apresenta o cenário do ensino em arquitetura e urbanismo no Brasil a partir da revisão da produção cientifica, caracterizando a situação referente à integração entre projeto e conteúdo tecnológico. Por fim, aborda o tema da tectônica, retomado por Frampton no início dos anos de 1980 e que vem suscitando debates que tratam da importância da materialidade do artefato arquitetônico. 

LINK: Link para o Artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Últimas Publicações

Categorias

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa Newsletter e acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email. É gratuito. E simples