Pesquisar

O Pátio Interno na composição arquitetônica

Neste artigo Alves e Cosenza nos apresentam um excelente resumo sobre as qualidades espaciais e perceptivas do pátio interno, como estratégia bioclimática, como lugar de encontro, como lugar privativo, como espaço de controle ou como lugar sagrado. Segundo os autores, uma característica sempre presente será a do espaço protegido, descoberto e com sentido circular, onde o homem poderá desenvolver as suas atividades ao ar livre, abraçado pelo edifício.

Desde um ponto de vista funcional, cultural e paisagístico o pátio interno proporciona inúmeras possibilidade espaciais e de design arquitetônico para diferentes programas. Uma leitura que vale muito a pena.


TÍTULO DO ARTIGO: O que é Pátio Interno?

NOME DO AUTOR: Luiz Augusto dos Reis Alves e Carlos Alberto Nunes Cosenza

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2004

RESUMO: O pátio interno esteve presente nas edificações das diferentes épocas históricas e climas do planeta. Várias razões motivaram o seu uso e produção. Este artigo, como parte inicial da pesquisa em desenvolvimento do doutorado em arquitetura, pretende refletir sobre este elemento projetual, destacando os diferentes significados que adquiriu ao longo dos tempos. Para tanto, buscamos por uma via fenomenológica compreendê-lo, auxiliados por outras áreas do conhecimento e produção humanas que informam sobre este lugar.

LINK: Link para o Artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Últimas Publicações

Categorias

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa Newsletter e acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email. É gratuito. E simples