Este livro, desde o ponto de vista do ensino e aprendizado da arquitetura, se apresenta, segundo os seus autores, como um ponto de partida para a constituição dos diversos e múltiplos conhecimentos, capacitações e visões requeridos para a geração das formas de edifícios e espaços urbanos. É recorrente no livro a discussão sobre a dificuldade de ensinar projeto e a falta de exercícios práticos procurando desvelar novas formas de ensino. Por isso o livro traz uma série de ilustrações apresentando os processos e as proposta do ensino e descrevendo as estratégias didático-metodológicas empregadas.
Segundo os autores, os textos relativos a aulas ministradas pretendem sinalizar a importância da busca de repertório nas diversas áreas do conhecimento, dada a complexidade do ato de projetar: da arquitetura à dinâmica urbana, da história à paisagem, dos sinais gráficos ao objeto, da estrutura à forma, do patrimônio construído ao ambiental.
Este livro se apresenta como uma significativa contribuição às discussões sobre a educação nas áreas de arquitetura e urbanismo e ressaltando a importância do ensino como atividade coletiva, envolvendo docentes, monitores e alunos. Assim, além dos textos dos organizadores, temos textos dos professores Feres Lourenço Khoury, Fábio Mariz Gonçalves, Euler Sandeville Jr., Myrna de Arruda Nascimento, Maria Assunção Ribeiro Franco, Rosana Helena Miranda e Anália M. M. C. Amorim.
- TÍTULO DO ARTIGO: Fundamentos de projeto: arquitetura e urbanismo
- NOME DO AUTOR: Rafael Antonio Cunha Perrone e Heliana Comin Vargas
- EDITORA: Edusp
- ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014
- INTRODUÇÃO: A produção projetual investigativa, que objetiva além de resolver um problema específico, trazer novos conhecimentos no campo da arquitetura, não tem recebido o devido reconhecimento como instrumento de pesquisa, análise e como meio de reflexão do saber arquitetônico. O projeto pode ser um agente de investigação no campo da arquitetura – sem excluir outras modalidades indispensáveis de pesquisa – cujo produto, na forma de proposta espacial e equacionamento dos problemas próprios do conhecimento da arquitetura e do urbanismo, apresenta resultados igualmente indispensáveis ao saber específico do meio arquitetônico, tanto quanto a produção textual acadêmica e outras técnicas de investigação. Evidentemente nem todo projeto de arquitetura traz investigação relevante, assim como nem toda pesquisa, por ser científica, guarda garantia de qualidade. No entanto, o ensino da arquitetura e o ateliê de projeto, constituem, através de seus procedimentos típicos – da concepção do projeto aos mecanismos de discussão e análise através de painéis coletivos – ambiente privilegiado para o desenvolvimento de determinadas investigações do conhecimento em geral e, em especial, para as do campo da arquitetura e urbanismo. Neste sentido, o artigo traz considerações sobre aspectos fundamentais do ensino do projeto de arquitetura e urbanismo no Trabalho Final de Graduação dos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros, visando reflexão e preposição de conceitos eventualmente referenciais tanto para a organização acadêmica da atividade, por parte do corpo docente e instituições, quanto para a realização do trabalho, por parte dos discentes, tendo em vista a excelência. O presente material foi sintetizado a partir de experiências didáticas compreendidas entre 1996 e 2015, em quase vinte anos de existência do Núcleo de Projetos da FAU UniRitter, laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão da área de Projetos, onde está sediada a atividade Trabalho Final de Graduação.
- ONDE ACHAR: Amazon – Estante Virtual