Pesquisar

Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura

Este trabalho aborda a construção de saberes dentro do ateliê de projeto e os processos de ensino-aprendizagem nas escolas de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de compreender as necessidades, expectativas e demandas da tectônica no curso de graduação em arquitetura e urbanismo, propondo a abordagem do “design thinking” como parte da solução.

Para os autores, a pergunta que orientou o trabalho foi: “Quais as dificuldades relacionadas às soluções técnicas nos ateliês de projeto de arquitetura?”. Para responder a esta pergunta a equipe de pesquisadores realizou uma pesquisa qualitativa, com estudantes e professor, utilizando entrevistas, observação participante e mapa de empatia. Com este estudo, puderam-se obter as principais dúvidas e dificuldades de estudantes relacionadas à tectônica no ateliê de projeto de arquitetura. As entrevistas levantaram questionamentos que indicaram para os autores possíveis soluções para as dificuldades destacadas pelos estudantes. Como contribuição, foi possível idear uma solução para dar suporte à aplicação da tectônica nos projetos de arquitetura. Houve a criação de uma página em ambiente virtual de aprendizagem, que contempla conteúdos como bibliografias, imagens, vídeos e outros documentos nos temas destacados pelas dificuldades dos estudantes. A solução estimula a autonomia dos estudantes na busca pelo conhecimento, incentiva o projeto colaborativo e minimiza a competitividade, promove a comunicação e compartilhamento de conhecimentos entre estudantes e professores, diminuindo as dificuldades relatadas no ateliê de projeto de arquitetura envolvendo a tectônica.


TÍTULO DO ARTIGO: Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura

NOME DO AUTOR: Leticia Mattana, João Carlos Souza, Andréa Holz Pfützenreuter e Anna Freitas Portela de Souza Pimenta

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021

RESUMO: Considerando a interdisciplinaridade proposta nos ateliês de projeto de arquitetura, um dos temas desafiadores para professores e estudantes é a abordagem da tectônica no ensino de projeto arquitetônico. Este trabalho tem como objetivo compreender as necessidades, expectativas e demandas da tectônica em um ateliê de projeto de arquitetura de um curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com proposição de solução para a demanda exposta, adotando a abordagem do design thinking. Para a coleta de dados, optou-se pelas técnicas de observação participante, entrevistas dirigidas e aplicação do mapa de empatia, sendo a análise de dados documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa. Os resultados demonstram que as três principais demandas da tectônica em ateliê de projeto de arquitetura estão relacionadas aos conteúdos de concepção estrutural, entendimento sobre contenções estruturais e sobre qual a melhor solução técnica para cada projeto. Como contribuição, foi elaborado um protótipo em ambiente de aprendizagem virtual, que contemplou conteúdos sobre os principais temas solicitados pelo público-alvo da pesquisa. A solução incentiva a autonomia e proatividade dos estudantes na busca pelo conhecimento, reduz a competitividade, promove a comunicação e compartilhamento de conhecimentos entre estudantes e professores, minimizando as dificuldades relatadas no ateliê de projeto de arquitetura envolvendo a tectônica.

LINK: Link para o Artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Últimas Publicações

Categorias

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa Newsletter e acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email. É gratuito. E simples